01
Recolha, Reutilização e Tratamento

Há 18 anos que o Eletrão é a entidade gestora de resíduos de equipamentos eléctricos com maior relevância e com maior quota de mercado e em quem os produtores e os cidadãos mais confiam.  

Num sector em que os desafios e as mudanças são constantes, e cada vez mais exigentes, orgulhamo-nos do esforço feito ao longo destes anos para procurar soluções viáveis que facilitem o correcto encaminhamento e a reciclagem dos resíduos pelos quais somos responsáveis.  

Para além da componente ambiental, que é a base da actuação do Electrão, este ano focamo-nos ainda mais na componente social, com campanhas como o “Todos pelo IPO” ou o "Movimento Faz pelo Planeta". Sensibilizámos, recolhemos, reutilizámos, reciclámos e apoiámos vários sectores da sociedade.

Em 2022, o número de toneladas de equipamentos eléctricos recolhidos aumentou 40% face ao ano anterior, principalmente devido à aposta que temos feito na rede Electrão, que conta já com 8 502 locais de recolha. 

A recolha de equipamentos nos locais de rede Electrão está organizada em 3 tipologias:

  • grandes equipamentos
  • pequenos equipamentos eléctricos
  • lâmpadas

Considerando esta distribuição foram recolhidos, em média, o equivalente a

Reutilização

No Electrão, acreditamos que a sustentabilidade é feita de reaproveitamento e circularidade. Pomos em prática todos os Rs antes de chegar à reciclagem. Uma forma de o fazermos é através da reparação e reutilização de equipamentos eléctricos que ainda podem ter uma segunda vida.

576
TONELADAS
557
g/per capita

A reutilização ao serviço da acção social

Em 2022, o Electrão e a Entrajuda deram nova vida a 61 toneladas de equipamentos eléctricos usados.   

Esta parceria, que se estende há 17 anos, permite promover a reutilização destes equipamentos, que são sujeitos a simples reparações, e estão depois em condições de servir outras famílias a quem são doados. 

A Entrajuda apoia instituições de solidariedade no combate à pobreza e, além do banco de bens alimentares doados, possui um banco de bens não alimentares doados, que inclui estes equipamentos eléctricos usados. 

Ao promover a reutilização o Electrão e a Entrejuda estão a ajudar a prolongar a vida dos equipamentos eléctricos usados, a maximizar recursos materiais e financeiros e a evitar a extração de mais matérias-primas virgens colocando em marcha a Economia Circular. Ao mesmo tempo possibilitam este apoio a famílias de todo o país com menores recursos financeiros que não têm possibilidade de adquirir novos equipamentos.  

 

Tratamento e Reciclagem

As 23 931 toneladas de resíduos que recolhemos em 2022, foram encaminhados na sua totalidade para Unidades que asseguram o correcto tratamento e reciclagem, através das operações de despoluição – remoção de componentes perigosos, de desmantelamento – recuperação de materiais para reciclagem, e ainda de outras operações que permitam também potenciar a reciclagem e valorização dos materiais. 

Considerando a recuperação de materiais que foram posteriormente encaminhados para reciclagem os materiais que foram sujeitos a outras operações de valorização, p.e. valorização energética, as taxa de reciclagem e valorização (que incluir reciclagem e valorização energética) foram em média.
 

78%
TAXA DE RECICLAGEM
84%
TAXA DE VALORIZAÇÃO
(reciclagem + valorização energética)
Taxas de Reciclagem e Valorização
POR CATEGORIA DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS
81%
TAXA de reciclagem
87%
TAXA DE VALORIZAÇÃO
Categoria 1
EQUIPAMENTOS DE REGULAÇÃO DE TEMPERATURA
56%
TAXA de reciclagem
61%
TAXA DE VALORIZAÇÃO
Categoria 2
ECRÃS E MONITORES
87%
TAXA de reciclagem
89%
TAXA DE VALORIZAÇÃO
Categoria 3
LÂMPADAS
85%
TAXA de reciclagem
92%
TAXA DE VALORIZAÇÃO
Categoria 4
EQUIPAMENTOS DE GRANDES DIMENSÕES
81%
TAXA de reciclagem
91%
TAXA DE VALORIZAÇÃO
Categoria 5
EQUIPAMENTOS DE PEQUENAS DIMENSÕES
77%
TAXA de reciclagem
84%
TAXA DE VALORIZAÇÃO
Categoria 6
EQUIPAMENTOS INFORMÁTICOS E DE TELECOMUNICAÇÕES
Novo Canal de Recolha Porta-a-Porta
Novo Canal de Recolha Porta-a-Porta

Em 2022, o Electrão recolheu 66 toneladas de electrodomésticos no âmbito do Porta-a-Porta, um projecto pioneiro que arrancou em Lisboa e que está a ser alargado a outros locais. O Porta-a-Porta consiste na recolha, em casa e de forma gratuita, de equipamentos eléctricos volumosos usados, aos quais é possível juntar pequenos equipamentos e pilhas. Este projecto contribui para aumentar os níveis de reciclagem das várias tipologias de equipamentos, travar a tendência de acumulação, combater o mercado paralelo e garantir a protecção da saúde humana e do ambiente.

Este site utiliza cookies da Google para disponibilizar os respetivos serviços e para analisar o tráfego. O seu endereço IP e agente do utilizador são partilhados com a Google, bem como o desempenho e a métrica de segurança, para assegurar a qualidade do serviço, gerar as estatísticas de utilização e detetar e resolver abusos de endereço.